Se estamos falando em tradição na prática do rugby não podemos deixar de lembrar da Argentina. Entre os argentinos, o rubgy é uma das paixões nacionais quando o assunto é esporte. Apesar de não ter se originado de uma colônia inglesa, no país havia muitos ingleses circulando por seu território no século XIX, assim como filhos de famílias da elite econômica e política argentina que estudaram em solo inglês e trouxeram a prática na bagagem quando retornaram à terra natal.

Apesar de a seleção argentina masculina de rugby não somar ao seu currículo grandes conquistas internacionais (terceiro lugar na Copa do Mundo de Rugby de 2007 e vice-campeonato na Copa do Mundo de Rugby Sevens de 2009), a qualidade técnica de seus times e jogadores é mundialmente reconhecida e, acima de tudo, respeitada, fazendo a Argentina figurar entre as grandes nações praticantes da modalidade.

Por isso, vamos conhecer a história de três, dos clubes mais antigos de rubgy da Argentina, trajetórias estas escritas por grandes vitórias, desafios e muita garra. São eles: Buenos Aires Football Club (atual Buenos Aires Cricket & Rugby Club), Rosario Cricket Club (hoje Club Atlético del Rosario) e o Lomas Academy Athletic Club (Club Lomas Athletic na atualidade). 

Buenos Aires Cricket & Rugby Club

Originalmente denominado como Buenos Aires Football Club, irmão do Buenos Aires Cricket Club, criado em 8 de dezembro de 1864 para fomentar a prática do críquete, outro esporte inglês, popular no Reino Unido até os dias atuais. Três anos depois, o futebol é incorporado, ou melhor, o football, como eram conhecidos os esportes praticados com bolas, onde os jogadores a passavam com os pés, modalidade na qual se enquadrava também o rugby, apesar de se fazer uso tanto dos pés quanto das mãos.

Aos poucos, o rugby ganhou espaço, de maneira que, no final do século XIX o clube encabeçou a realização do primeiro campeonato de rugby na Argentina, em 1898.  Estavam formados dois clubes o Buenos Aires Cricket Club e o Buenos Aires Football Club. Após um incêndio, em 1949, na sede do clube, os dois times, de cricket e rugby, se uniram formando o Buenos Aires Cricket & Rugby Club.

O time continua na ativa até os dias atuais, participando do Top 12, a maior divisão do Union Rugby de Buenos Aires. Seu uniforme ostenta até hoje as cores dos pioneiros ligados à cultura inglesa: camisa e calção azuis, com meias vermelhas ou camisa vermelha com mangas azuis, calção azul e meias vermelhas.

 Club Atlético del Rosario

O Rosario Cricket Club foi fundado em 27 de março de 1867, visando a prática do cricket, por trabalhadores da empresa britânica Central Argentina Railway, que construía na época a linha Rosario-Córdoba. Mas o clube promovia a prática de outros esportes, entre eles beisebol, corridas de bicicleta, polo, rugby, tênis, competições de atletismo etc. Devido a esta variedade esportiva, o Rosário Cricket Club foi rebatizado para “Sociedade Atlética” e, finalmente, Rosario Athletic Club, em 1884.

Em 28 de junho de 1886, o time do Rosário disputou a primeira partida de rugby entre clubes na Argentina, contra o Buenos Aires Football Club, na cidade de Rosário. No ano de 1899, junto com o Buenos Aires Football Club, o Lomas Athletic Club e o Belgrano Athletic Clube, se tornaria membro fundador do “River Plate Rugby Championship”, origem da atual União Argentina de Rugby.

Depois de muitos altos e baixos ao longo de sua história, em 1994, o atual Atlético del Rosario participou da criação da Unión de Rugby de Buenos Aires, sucessora do River Plate Rugby Union. Um ano depois, o clube conquistou seu tetracampeão da Primeira Divisão, depois de ter sido rebaixado três anos antes. A última taça de campeão erguida por seus jogadores foi nos anos de 2000. 

Club Lomas Athletic

O Lomas foi fundado também como um clube de cricket e, aos poucos, outras práticas foram incorporadas: futebol, golfe, boliche, tênis e o rugby. Assim, em 15 de março de 1891, se estabeleceu o Lomas Academy Athletic Club, ligado à escola de mesmo nome, localizada em Buenos Aires.

O Clube foi campeão do primeiro torneio argentino de rugby da história do país (1899), além de ser membro fundador do “River Plate Rugby Championship”, hoje a União Argentina de Rugby. Já no século XX, o Lomas mudou seu nome, passando a se chamar Club Lomas Athletic, assim como o destino do rubgy dentro do clube.

Depois de se destacar entre as outras práticas, principalmente, em relação ao futebol, a modalidade cedeu lugar para o hóquei de campo, em grande parte o esporte predominante do clube: são 17 títulos da primeira divisão, o último em 2006.